Como Dormir Bem – 6 Dicas

6 Dicas de Como Dormir Bem

Para levar uma vida saudável, precisamos nos alimentar bem e fazer exercícios físicos, mas há outro pilar fundamental: como o de dormir bem. Hoje existem muitas pessoas com distúrbios do sono e, embora às vezes tentem melhorá-lo, às vezes não sabem como.

Além disso, dormir bem pode ser um verdadeiro prazer, mas por outro lado um sono de baixa qualidade ou insuficiente acaba prejudicando a saúde, além de ser uma verdadeira tortura. É por isso que neste artigo irei falar algumas dicas de como dormir bem.

As 6 melhores dicas para dormir melhor

Muitas pessoas têm tantos problemas para dormir que acabam consumindo inúmeros tipos de remédios. Isso pode ajudar muito, apesar de ter alguns efeitos colaterais, porque no final não dormir é certamente pior.

De qualquer forma, normalmente a razão pelo qual nosso sono não é de qualidade é porque temos algum hábito que não é adequado para dormir.

Portanto, é por esse motivo que recomendamos que você veja a lista de 6 dicas de como dormir bem, antes de começar a tomar qualquer remédio para dormir.

1. Evite se expor demais às luzes próximo do horário de dormir

Ao longo de nossa história evolucionária, o sol marcou claramente nosso ritmo circadiano. Ou seja, quando era dia, nossos ancestrais eram expostos a muita luz, enquanto, quando era noite, eles eram expostos a pouca luz, do tipo: luzes da lua e estrelas, pequenas fogueiras, etc.

Hoje isso é muito diferente, quase todo mundo vive a maior parte do tempo em ambientes fechados, onde usamos luzes artificiais durante o dia e à noite. Além disso, o uso de telas é habitual e cada vez ficamos mais horas na frente delas.

É comum que muitas pessoas assistam televisão antes de dormir, bem como também façam o uso de tablets e smartphones, o que é não é indicado porque nosso cérebro vê luz.

Ou seja, nosso cérebro é programado da mesma maneira que nossos ancestrais, assim com todos esses tipos de luzes artificiais nosso cérebro acha que ainda é dia e se mantém ativo, tendo assim dificuldade para dormir.

2. Não jante tarde demais

Esse é um problema nem sempre óbvio para todos, mas que a ciência nos ajudou a entender, onde dormir antes de 2 horas após o jantar não é fácil adormecer nem realmente saudável para o metabolismo.

É por isso que destaco esse conselho para dormir bem e evitar a insônia, porque nem sempre estamos cientes disso.

Além disso, muitas vezes exageramos no jantar, acabando ingerindo comida demais ou comidas pesadas, assim demorando a digestão, onde acabamos indo dormir com a “barriga cheia”.

3. Evitar uma temperatura alta em seu quarto

Foi cientificamente comprovado que dormir em um quarto com uma temperatura elevada também afeta nossa qualidade do sono.

Assim, podemos pensar em todas aquelas noites de verão em que é mais difícil dormir. Além disso, com maiores temperaturas o sono se torna mais superficial e no dia seguinte, ficamos mais cansados.

Por outro lado, não é que tenhamos que estar com frio para que nosso corpo descanse e nosso cérebro se desconecte e entre em fase de profundo sono.

Ou seja, o quarto precisa estar a uma temperatura simplesmente não muito quente e, se estiver um pouco frio, podemos nos cobrir com alguma coisa. A temperatura ideal para dormir bem é entre 16 e 21 graus.

4. Não tome café no período noturno

O café é a substância mais consumida no mundo depois da água e do chá. Em todos os países ocidentais, seu consumo é muito comum e não somos exceção.

O café é caracterizado por suas propriedades estimulantes, pois nos ajudam a ter menos sensação de sono e fadiga pela manhã e, portanto, a nos sentirmos mais acordados.

Certamente essa será a mais conhecida das dicas de como dormir bem e evitar a insônia. Mas, infelizmente existem muitas pessoas que tomam café à noite, não conseguem dormir bem e dormem menos que o indicado.

Assim, no dia seguinte elas sentem que precisam de café para ter disposição.

Como vemos, é um peixe que morde o rabo, onde podemos quebrar esse círculo vicioso se percebermos que essa substância, em vez de nos ajudar, está arruinando nossa saúde.

5. Não beba álcool para dormir

Muitas pessoas descobriram que beber álcool à noite adormecem mais fácil.

Isso é verdade, porque o álcool é uma substância que inibe o sistema nervoso central. O problema é que, embora nos ajude a dormir mais cedo, o sono não é tão bom quanto deveria ser.

Quando consumimos álcool como método para adormecer, podemos dormir mais cedo, mas a qualidade do o sono é pior. Em suma, é um sono mais superficial, onde a pessoa não descansa da mesma forma e passa a acordar mais durante a noite.

6. Evite exercícios físicos à noite

Existem pessoas que praticam exercícios físicos de intensidade média ou alta, o que, em princípio, é muito bom para o nosso corpo, mas praticam à noite.

Pode ser porque elas pensaram que o momento mais propício é quando elas saem do trabalho. Também há outras pessoas que praticam esporte de equipe e que simplesmente não podem escolher o horário. Às vezes, devido à programação de um membro do grupo, outras vezes, porque a quadra de jogo é gratuita apenas em determinadas horas noturnas.

O conselho para essas pessoas é que, se puderem, alterem o horário do exercício pela manhã ou ao meio-dia. Foi demonstrado que, embora o corpo possa estar cansado após realizar atividades físicas à noite, o cérebro é frequentemente ativado e assim fica mais difícil adormecer.